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domingo, 11 de dezembro de 2011

Ora ieieu... Saravá Mamãe Osun(Oxum) por mestre Padilha

Saravá  Energias  supremas do amor,da paz e da Pureza...
Salve as nossas Famílias e  todas as Crianças do Mundo...
Dia 08 de Dezembro no Sincretismo de  Nossa Senhora da Conceição...
Homenageamos a Grande  Mãe do amor...


Falando de Umbanda...
Na Umbanda os Orixás são Representados pelos Guias e Protetores
 entre eles na forma de Velhos ,
Adultos e Crianças(Pretos(as)Velhos(as),Caboclos(as)  e Cosmes...
A umbanda Interpreta os Orixás em um Sincretismo Visual e Religioso
 junto ao Catolicismo,muitas vezes na Umbanda das Formas Imagens de Santos
  e Santas Católicas...
Mas o Importante Realmente é a Força  a Energia o Axé,desta Crença e  Fé...
Por A Umbanda ser um Misto(hoje) de muitas Religiões 'aportadas no Brasil ela
 Mescla tudo que aqui aportou Fisicamente e Espiritualmente,

o que difere em muito a Umbanda de outras Formas Religiosas
de Matriz Africana é  sua força Matriz estar agregada ao Brasil
 ao tronco Tupi e a ancestralidade da Raça Vermelha (Indios)
chamado na Umbanda de Caboclos(as).
Ainda a Diferenciação Básica de Umbanda nascida
(milhares de anos num Brasil Ancestral) e Renascida(1900)
no que diz Respeito as Religiões de Matriz Africana  e que seu Objetivo,
leis  e normas estão carregados de um Cristianismo Arcaico
 e Puro onde os Ensinamentos de Orixalá o  Mestre Jesus,
Possui seu Conjunto de "Codigo de ética".

Mas na História e  Antropologia  dos Orixás e  de Oxum veremos
  abaixo a colaboração de WIKIPÉDIA...
                                                                                                                                   
                                                                            mestre Padilha




Oxum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Caracterização de Oxum no Candomblé: em primeiro plano, Oparà; em segundo, Ypondá.
Oxum na religião yoruba, é uma (Orixá) que reina sobre a água doce dos rios, o amor, intimidade, beleza, riqueza e diplomacia. Oxum, um orixá querido para os seguidores do candomblé.Oxum é dona do ouro, e é a dona da nação ijexá.

Índice

  [esconder


África

OsunOshunOchun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. 
O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia,
 região nigeriana de ijexá e Ijebu.
 Identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejioko e Ôxê,
 é representada pelo candomblé,
 material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado igba oxum.
Rio Osun em Osogbo (Foto Alex Mazzeto).
É tida como um único Orixá que tomaria o nome
 de acordo com a cidade por onde corre o rio, 
ou que seriam dezesseis e o nome se relacionaria 
a uma profundidade desse rio. 
As mais velhas ou mais antigas são encontradas 
nos locais mais profundos (Ibu), 
enquanto as mais jovens e guerreiras
 respondem pelos locais mais rasos. 
Ex.: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara,
 Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu, etc.
Em sua obra Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns,
 Pierre Fatumbi Vergerescreve que os tesouros
 de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá. O templositua-se em frente
 e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás:
 "Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, 
para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo."
Festival de Osun é realizado anualmente na cidade de OsogboNigéria.
Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Osun

[editar]Grande desavença

Oxum, Iansã e Obá eram esposas de Xangô. 
Muitos dizem que Oxum enganou Obá e 
a induziu a cortar a orelha e colocá-la no amalá de Xangô, 
criando, com isso, 
uma grande desavença entre ambas. Mas, na verdade,
 Obá apenas cortou sua orelha
 para provar seu amor a Xangô. 
Muitos difundiram este mito porque Oxum é a orixá da beleza
 e da juventude, 
ao passo que Obá tem mais idade e protege as mulheres dignas, 
idosas e necessitadas, além de trabalhar com Nanã.
 Quem afirmar que há uma desavença entre Oxum e Obá 
e que esta é a menos amada por Xangô está totalmente enganado,
 porque Obá é aquela mulher que fica ao lado do marido 
e que mais recebe o amor dele.
 Quanto ao fato de algumas qualidades lutarem entre si,
 não é por causa da "desavença",
 que nem é verdadeira,
 e sim porque as qualidades fazem uma representação de conflitos
 e guerras do tempo em que tais qualidades estavam na Terra. 
Do mesmo jeito que, 
se houver uma qualidade de Iansã que,
 quando viveu na Terra, teve uma guerra com Ogum,
 quando ambos incorporarem, representarão uma luta entre si, 
para mostrar que possuiam certa desavença,
 e um pouco da história do mundo.
 Vale lembrar que estamos falando dos ORIXÁS Obá e Oxum,
 e não de suas qualidades (caminhos).
 Os orixás tiveram uma história aqui na Terra, e as qualidades,
 outra. Então, se Iansã tiver um conflito com Ogum,
 não podemos dizer que a Iansã (ORIXÁ)
 tem conflito com o Ogum (ORIXÁ), 
porque quem tem a desavença são suas qualidades,
 e não os orixás entre si.

[editar]Brasil

Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá
adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras.
 É o Orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza
do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, 
os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor,
 uma vez que ela é a responsável pelas uniões,
 e também na vida financeira,
 a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro",
 que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.
Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios
 e nas cachoeiras e,
 mais raramente, próximo às fontes de águas minerais.
 Oxum é símbolo da sensibilidade 
e muitas vezes derramalágrimas ao incorporar em alguém,
 característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.

[editar]Arquétipo

Seus filhos e filhas são doces, sentimentais,
 agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões.
 Também são extremamente vaidosos e conquistadores,
 adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando.

[editar]Qualidades de Oxum

  • Kare - veste azul e dourado, cor do ouro.
  •  Usa um abebé e um ofá dourados.
  • Iyepòndàá ou Ipondá - é a mãe de Logunedé,
  •  orixá menino que compartilha dos seus axés
  • Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem.
  •  Usa um abebé(espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga)[1],
  •  por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi.
  •  É uma das mais jovens.
  • Yeyeòkè
  • Iya Ominíbú
  • Ajagura
  • Ijímú
  • Ipetú
  • Èwuji
  • Abòtò
  • Ibola
  • Gama (Vodun feminino da mesma energia de Sakpatá,
  •  incorporado ao culto Yorubá através de sua concernente Oxum)
  • Oparà ou Apará - qualidade de Oxum,
  •  em que usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada
  • Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida.
  •  Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos Orixás,
  •  vem acompanhada de Oyá e Ogum.
Sete folhas mais usadas para Oxum

[editar]Sincretismo

Oxum.
Oxum.
 é sincretizada com diversas Nossas Senhoras.
 Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias
 No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com
 enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada
 ora à denominação de Nossa Senhora

[editar]Cuba

Na Santeria cubana é chamada Ochún.
 O sincrestismo deste orixá se dá na Santeria
 padroeira de Cuba. Ver Oshun

[editar]Haiti

No Haiti Ochun é a orixá do amor,
 do dinheiro e da felicidade.
 Também conhecida como Erzile

Notas

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

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